Inclusão e exclusão relativas ao filme A maçã
Busco relacionar os conteúdos deste filme à inclusão e exclusão; temas de referência na disciplina Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais na grade curricular do curso de Pedagogia. O termo inclusão já trás implícito a ideia de exclusão, pois só é possível incluir alguém que já foi excluído. É necessário lembrar que inclusão não se refere apenas ao portador de necessidades especiais, mas sim também aos excluídos socialmente por motivos diversos.
Também se faz necessário a conscientização que só haverá inclusão de fato, quando a sociedade num todo se tornar inclusiva, ou seja, reconhecer e valorizar a diversidade e garantir o acesso e a participação de todos, a todas as oportunidades, independentemente das peculiaridades de cada individuo, ressaltando que a inclusão é bilateral e responsabilidade de todos.
Para falar sobre a inclusão escolar, se faz necessário identificar a diferença entre integração e inclusão, apesar de terem significados semelhantes, são empregados para expressar situações de inserção diferentes.
No processo de integração escolar, tudo depende do aluno e ele é que tem que se adaptar buscando alternativas para se integrar ao sistema, enquanto no processo de inclusão o sistema e o social é quem tem que se adequar modificar-se e preparar-se para receber o aluno. As escolas para serem inclusivas devem valorizar as diferenças e ter projetos inclusivos de educação. Em relação ao ensino não devem adotar o que é tradicionalmente utilizado para dar conta das diferenças nas escolas: as adaptações de currículos, a facilitação das atividades e os programas para reforçar aprendizagens. Na visão inclusiva, o ensino diferenciado continua segregando e discriminando os alunos. Dentro desse contexto, as dificuldades e limitações são reconhecidas, mas não conduzem nem restringem o processo de ensino. Lembro também que se a escola prepara o futuro através das