Inclusão do negro na educação e no merceado de trabalho

2010 palavras 9 páginas
CURSO DE PEDAGOGIA – 4º SEMESTRE
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
DOCENTE:
DISCENTES:

INCLUSÃO DO NEGRO NA EDUCAÇÃO E NO
MERCADO DE TRABALHO

CUIABÁ, MT
OUTUBRO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 01
INCLUSÃO DO NEGRO NA EDUCAÇÃO E NO
MERCADO DE TRABALHO 01
CONSIDERAÇÕES FINAIS 05
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 06
ANEXO – Levantamento dos Dados – Questionário 07

INTRODUÇÃO

A inclusão do negro na educação e no mercado de trabalho vem reafirmar uma discussão que convém aos tempos atuais. Muitos teóricos e educadores debatem sobre a discriminação racial, o preconceito, a cultura do negro em currículos escolares, nos PCNs, e a Lei específica de nº 10.639/03 que determina que seja feito no ensino fundamental e médio o estudo da história e cultura Afro-brasileira, resgatando valores étnicos que contribuíram para a construção de nossa história.
Desde a época da abolição dos escravos até os dias atuais as discussões que estabelecem a inclusão do negro na educação e no mercado de trabalho em igualdade social-cultural ocorre devido à vários movimentos que tentam resgatar esses valores culturais que formam nossa sociedade brasileira, possibilitando com isso uma abertura para que os negros conquistem seu espaço no mercado de trabalho de maneira digna com o mesmo nível de educação.
Este trabalho possibilitou entender um pouco a evolução desse processo de inclusão sofrido até então pelos descendentes afro-brasileiros, para isso recorreremos como técnica de pesquisa um questionário para nos dar uma noção das opiniões externas de pessoas leigas ou não, e também de uma pesquisa bibliográfica para fundamentar o tema abordado.
A finalidade deste trabalho é analisar a importância de uma mudança de ensino que valorize o olhar da cultura negra na educação, bem como despertar o reconhecimento dos direitos de igualdade no mercado de trabalho.

INCLUSÃO DO NEGRO NA EDUCAÇÃO E NO MERCADO DE TRABALHO

O Brasil se constitui historicamente como uma sociedade

Relacionados