Inclusão do deficente no mercado de trabalho
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ITÁPOLIS
PÓS – GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
OS OBSTÁCULOS ENTRE O MERCADO DE TRABALHO E O DEFICIENTE INTELECTUAL – COMO DERRUBÁ-LOS?
Diana Ferreira do Carmo Evaristo
ITÁPOLIS
2012
DIANA FERREIRA DO CARMO EVARISTO
OS OBSTÁCULOS ENTRE O MERCADO DE TRABALHO E O DEFICIENTE INTELECTUAL – COMO DERRUBÁ-LOS?
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência para obtenção do Certificado de Especialista em Deficiência Intelectual da Faculdade de Itápolis.
ITÁPOLIS
2012
Dedico este artigo a Deus, Jesus e a Nossa Senhora que me iluminam e me protegem; A meu esposo Rodrigo e a minha linda piratinha Giulliana, por entenderem minha ausência aos sábados e meus momentos de dedicação aos estudos. E em especial aos meus queridos alunos da APAE de Educação Profissional em 2011 que me inspiraram a produzir este.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus novamente por me dar o dom de ensinar, dom este que me faz acreditar que é dentro de sala de aula que as mudanças acontecem; A APAE de Bebedouro que me incentivou a realizar este curso; A minha família que me apoiou em todos os momentos, inclusive financeiramente; Aos meus colegas de van, que partilharam juntos comigo, as viagens cansativas, mas que nos proporcionaram conversas divertidas, trabalho em equipe e claro um grande aprendizado.
“[...] a contratação de pessoas com deficiência deve ser vista como qualquer outra, eis que se espera do trabalhador nessas condições profissionalismo, dedicação, assiduidade, enfim, atributos ínsitos a qualquer empregado. Não se quer assistencialismo,