Inclusão da classe c como novos consumidores
SERVIÇO SOCIAL
JULIANA MARIA NASCIMENTO
INCLUSÃO DA CLASSE C COMO NOVOS CONSUMIDORES
Patos-PB
2012
1. INTRODUÇÃO
Comas crescentes transformações no campo social, impulsionado, sobretudo, pelo estímulo dos programas sociais, tais como o bolsa família, surge no mercado consumidor uma nova classe social, denominada de classe C. esta por sua vez, é uma classe social quem vem crescendo muito, pois já existe a possibilidade de consumir bens e serviços antes não ofertados para esta categoria social.
Seus conceitos e valores sobre a vida, o belo, o bom, o mau, o feio, entre coisas outras, começam a se constituir nesse período.
A necessidade de detectar suas condições que vêm proporcionando às famílias da classe C, que produzem um mercado consumidor crescente e ao mesmo tempo se torna exigentes no momento da compra.
Os fatores culturais, pessoais, sociais, econômicos e novo modelo de família tem gerado um maior número de consumo, buscando produtos e serviços que lhes proporcionem maior qualidade de vida.
2. CLASSE C E SUA INSERÇÃO NO MERCADO CONSUMIDOR Com isso, Callado (2010) argumenta que tais procedimentos de inserção nas novas camadas sociais de novo poder aquisitivo, oriundas de outras classes sociais mais baixas, como a classe D e E, exige dos setores econômicos uma nova formulação de estratégias, no tocante a abastecer esta classe consumidora que já corresponde a mais de 40% de um mercado consumidor de geladeira, TV, som, computador e outros aparelhos eletroeletrônicos modernos e que asseguram uma melhor qualidade de vida à população. É bem verdade que esta ascensão da classe C traz consigo uma nova certeza: é uma classe que está se adaptando ao que o mercado de bens e serviços oferece, tais como internet e TV por assinatura. Mas um fator que chama a atenção para esta ascensão não é somente o crescimento dos programas sociais, mas a fase em alta em que a economia brasileira se encontra.
A