Inclus O Financeira Vers O Sem Formata O
Inclusão Financeira e Produtiva como Política de Desenvolvimento Social e Econômico
Brener Carvalho
Janilson Rodrigues
Nayane Siqueira
Pedro Rocha
RESUMO
Este artigo discorre brevemente a respeito das políticas de inclusão financeira e social, e todos seus mecanismos de maior relevância local. Analisamos brevemente os elementos dessas políticas que estão diretamente ligadas ao desenvolvimento socioeconômico do estado do Amapá.
Introdução
A inclusão financeira e produtiva é de relevante importância para o fortalecimento de uma sociedade mais justa e igualitária, tendo como principal objetivo, fomentar o crescimento e aprimoramento dos recursos de captação dos micro e pequenos empreendedores, para melhorar o índice de desenvolvimento humano (IDH) dos indivíduos que compõe a mesma. No entanto, o que se vê é a disparidade no investimento de políticas de incentivo entre os diversos setores da economia. Enquanto o setor terciário está amplamente coberto com inúmeras linhas de créditos, o setor secundário vive um momento de extrema carência de políticas públicas de incentivo a produção do agronegócio e extrativismo mineral.
Metodologia
Mecanismos de inclusão financeira e social Iniciaram-se no final da década de 90 para o inicio do século XXI, voltados para os menos favorecidos com a intenção de incluir os pequenos trabalhadores da rede informal oferecendo crédito aos mesmos. Esses mecanismos vêm crescendo gradativamente ao passar do tempo, com o objetivo de dar suporte financeiro ao micro e pequeno empreendedor do campo e da cidade, estimulando a política de geração de emprego e renda para todos. Visa também, assegurar a difusão de políticas de crédito, voltada para expansão, diversificação e modernização da economia local. Sua atuação caracteriza-se como um vigoroso instrumento indutor do desenvolvimento local para aquelas pessoas que não possuem acesso às linhas de crédito convencionais ofertadas pelos