Aula Membrana Plasm Tica
Função: Todas as células procariotas e eucariotas apresentam na superfície um envoltório, a membrana plasmática, também chamada de membrana citoplasmática ou plasmalema.A membrana plasmática tem a função de revestimento, proteção e a capacidade de permeabilidade seletiva regulando as trocas de substâncias entre a célula e o meio. Para a manutenção de suas funções vitais, uma célula necessita de substâncias existentes no meio externo, como é o caso dos nutrientes. Por outro lado, a célula deve eliminar outras substâncias, como as toxinas para o meio extracelular. Para permitir a entrada e saída de substâncias, a membrana plasmática apresenta um comportamento seletivo, realizado através de uma propriedade exclusiva, chamada de permeabilidade seletiva. Assim, através dessa propriedade, o meio intracelular é capaz de manter uma composição química específica, constante e diferente daquela existente no meio extracelular.
Composição: A membrana plasmática é tipicamente lipoprotéica. Há dois tipos de substância que atravessam a membrana plasmática: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. membrana plasmática possui uma dupla camada lipídica composta por fosfolipídios. Nessa camada lipídica encontram-se mergulhadas algumas proteínas (proteínas integrais e carregadoras), por isso dizemos que a membrana plasmática possui uma camada lipoproteica. Os fosfolipídios possuem uma cabeça polar(hidrofóbica), formada por fósforo (que pode ficar em contato com a água ) e caudas apolares que não tem afinidade por água( hidrofílica) que ficam voltadas para o interior da membrana.
As Formas de Transporte de substâncias na M.P. :
Transporte Passivo : Sem os gasto de energia e pode ser de Três formas:
Difusão simples: As moléculas pequenas passam livremente na membrana de forma passiva, sem que a célula precise gastar energia. Ex: gás oxigênio e gás carbônico.
Difusão Facilitada: As moléculas agora já maiores passa pela membrana plasmática, de um meio mais