Inclus O Digital Uma Quest O De Cidadania
18/01/2013 | Category: Artigos, Mercado 0 Comentários
Como prometemos, continuaremos falando da relação entre a Educação e a Tecnologia. Nesse post, queremos mostrar quais os incentivos e desafios do Governo para minimizar os gaps ainda existentes entre esses dois mundos.
Ninguém questiona a importância da inclusão digital no ambiente escolar e todos sabem que a escola tem vivido um momento muito importante na era da sociedade da informação em que a disseminação das tecnologias de informação tem chegado, inevitavelmente, às salas de aulas.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Governo parte do princípio de que a inclusão digital é uma questão de cidadania por ser um novo direito em si e um meio de garantir outros direitos aos cidadãos.
O objetivo da política governamental é garantir aos brasileiros e instituições os meios e a capacitação para acessar, utilizar, produzir e distribuir informações e conhecimento por meio das famosas TICs, ou seja, das tecnologias da informação e comunicação, para que eles possam participar efetivamente da sociedade do conhecimento.
Com este olhar, as políticas públicas tem o intuito de levar para alunos, principalmente, de escolas públicas, tecnologias que apropriem o sentido de informática educativa de uma maneira mais democrática.
“Quando um cidadão é incluído digitalmente, ele é inserido na sociedade da informação, evitando a exclusão social e obtendo o direito ao livre acesso à informação. A escola é um bom caminho a seguir”, defende Cristiane Millan, idealizadora do projeto de pesquisa chamado “A escola como espaço de inclusão digital”.
Para cumprir sua ‘missão’, o Governo executa e apoia diversos programas para viabilizar a inclusão digital no Brasil. Dentre os programas de incentivo do Governo, podemos destacar o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), o Programa Casa Brasil, Centros de Inclusão Digital, Computador para todos, Programa Estação