Incentivo a Criatividade RJ x SP
RJ
O governo do estado do rio de janeiro tem a FAPERJ (Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) que promove programas de apoio a pesquisas individuais e institucionais.
A FAPERJ tem 46 programas de incentivo a inovação e pesquisa em diversas áreas de atuação que oferecem bolsas, auxilio, cursos e treinamentos para jovens pesquisadores, instituições...
Exemplos:
Jovens Talentos – Oferece bolsas de pré-iniciação científica para estudantes do ensino médio público que tenham interesse e potencial para atuar em atividades de pesquisa em ciência e tecnologia.
Treinamento e capacitação técnica (TCT) - Destina-se a treinar e aperfeiçoar técnicos de nível fundamental, médio e superior que participem de atividades de apoio a projetos financiados pela FAPERJ.
8 projetos de bolsas em cursos e treinamentos para a formação e capacitação de pesquisadores, alunos, professores e técnicos;
9 projetos de auxilio para ajudar financeiramente pesquisadores na realização de projetos de pesquisa na compra de materiais, divulgação e até transportes e diárias de hotel como no projeto de Auxílio a Pesquisador visitante – APV.
.
SP
O governo do estado de São Paulo tem a FAPESP(Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) que apóia todas as áreas da Ciência e da Tecnologia oferecendo bolsas e auxílios a projetos relacionados a pesquisa, investigação e ao intercâmbio científico.
A FAPESP tem 29 programas de incentivos cujo resultado das pesquisas colabora para o avanço do conhecimento e na inovação da tecnologia.
Exemplos:
PIPE-FAPESP: O Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) apóia a execução de pesquisas cientificas e tecnológicas em pequenas empresas sediadas em São Paulo.
A FAPESP apóia 5000 bolsas no estado de São Paulo, 97.345 bolsas no Brasil até 09/03/2013 e 5066 bolsas no exterior.