In Memory Computing - Computação em Memória
IN-MEMORY COMPUTING
RESUMO
No momento em que vivemos de competição acirrada e pressão por resultados, empresas já não se satisfazem apenas com coleta e análise de dados. É preciso fazer isso cada vez mais rápido, sobre um universo cada vez maior e mais abrangente de informações, obtidas a partir de várias fontes e em formatos diferentes.
O que se torna um novo desafio à área de TI que é disponibilizar um enorme volume de dados de forma quase instantânea, e que cresce rapidamente, para que o usuário os utilize para diferentes objetivos como realizar análises complexas sem ficar horas esperando. A solução para esse desafio pode estar em um novo conceito de processamento, chamado de “in-memory computing”, onde a informação a ser analisada é armazenada em discos rígidos e então totalmente carregada na memória do servidor.
Este novo conceito procura fazer com que os dados sejam sempre acessados da forma mais rápida possível, em memória. O que permite ao usuário varrer terabytes de informação em segundos.
O objetivo do trabalho é a produção de conhecimento nessa nova tendência na área de TI, resultado da metodologia na condução de pesquisa em artigos e vídeos relacionados ao tema.
SUMÁRIO
1. Introdução 1
2. História 2 a 4
3. Definição 4
4. Empresas com produtos in-memory 4 a 7
4.1 SAP 4 a 6
4.2 Oracle 6 a 7
5. Público Alvo 7 a 8
6. Perspectivas para o futuro 8
7. Conclusão 9
8. Bibliografia 10
1. INTRODUÇÃO Há quase vinte anos que a indústria trabalha em tecnologias para encurtar o tempo de acesso às bases de dados que armazenam a sua informação digital e que assegurem maior rapidez à sua análise.
O método como os sistemas tradicionais armazenavam a informação, era demorado e comprometia a possibilidade de assegurar informação em tempo real,