Imventario permanente
Ponderado Móvel. Uma empresa pode adquirir os mesmos tipos de mercadorias em datas diferentes, pagando por elas preços variados. Assim, para determinar o custo dessas mercadorias estocadas e das mercadorias que foram vendidas, precisamos adotar alguns critérios. Os critérios mais conhecidos para avaliação de estoques são: PEPS, UEPS E PREÇO MÉDIO PONDERADO.
PEPS: A empresa baixa do seu estoque de custo de mercadoria vendida da seguinte maneira, sendo a primeira mercadoria que entra é a primeira que a sair.
UEPS: A última mercadoria a entrar é a primeira a sair, este método não é aceito pela Receita Federal, pois apresentam um resultado operacional menor, prejudicando a arrecadação.
Média Ponderada Móvel ou Custo Médio: O valor médio de cada unidade em estoque altera-se pela compra de outras unidades por um preço diferente.
Assim ele será calculado dividindo-se o custo total do estoque pelas unidades existentes. È aceito pela Receita Federal em casos específicos nas indústrias, normalmente para uma lista de produção que não ultrapasse o exercício social. Inventário permanente Custo Médio Ponderado Móvel Imposto sem incentivo fiscal e tributário ICMS, PIS e COFINS não cumulativo ICMS (18%), PIS (1,65%), COFINS (7,6%) Total = 27,25%
Os saldos de estoque da empresa em 30/04/2014 são os seguintes:
Descrição Quantidade Custo Unitário Custo Total
DVD Tela de Teto 9’’ 55 280,00 R$ 15.400,00
DVD Tela Automotivo Go To 55 350,00 R$ 19.250,00
DVD Tela de TETO 9' Entrada Saída Saldo
Descrição Data Qtde Unitário