imunologia
10
No setor de Imunologia por meio do sangue dos pacientes pesquisa-se umagrande diversidade de diferentes anticorpos produzidos contra vírus, bactérias, fungos,protozoários e outras estruturas estranhas ao organismo.
10
O Setor de Imunologia pode ser dividido em:
Sorologia
As principais doenças onde são pesquisados os respectivos antígenos causadoressão algumas hepatites e a pesquisa de certos antígenos utilizados como marcadorestumorais, mas na maioria das vezes são pesquisados os anticorpos produzidos contraestes antígenos, como nas seguintes doenças: AIDS, hepatites, rubéola, toxoplasmose,citomegalovírus, mononucleose, chagas, doenças congênitas ou causadas por parasitas,doenças autoimunes (lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatóide, etc.) e outras.
10
Análises hormonais
Dosagens de hormônios diversos (hipofisários, tireoidianos, supra-renais egonadais) para diagnóstico e controle terapêutico de diversas doenças endócrinas,utilizando-se imunoensaios, os quais empregam antígenos e anticorpos para aumentar asensibilidade e a especificidade da reação química.
10
As análises são mais comumente realizadas em soro obtido por coleta de punçãovenosa arterial ou capilar. Por se tratar de pesquisa indireta, vale salientar que muitosresultados positivos para anticorpos presentes no sangue do paciente não podem serconsiderados como diagnóstico de doença. Muitas vezes é necessário que haja antesuma repetição do exame utilizando-se de metodologias diferentes ou até mesmotécnicas de Biologia Molecular para elucidar os casos mais duvidosos ou com maiorinfluência de interferentes analíticos.
Cultura
O laboratório recebe a amostra coletada e transportada de maneira correia e atransfere (semeia) para meios de cultura que contêm todos os nutrientes necessários parao