Imunologia
Termo: IMUNIDADE
É derivado da palavra latina immunitas, que se refere à proteção contra processos legais que os senadores romanos tinham durante seu mandato
Historicamente, imunidade significava proteção contra doenças. As células e moléculas responsáveis pela imunidade formam o sistema imunológico, e a sua resposta coletiva e coordenada à introdução de substâncias estranhas é chamada e resposta imunológica.
A função fisiológica do sistema imune é a defesa contra microrganismos infecciosos. Entretanto, até mesmo substâncias estranhas não-infecciosas podem desencadear uma resposta imunológica.
O sistema imunológico humano é constituído por células especiais, proteínas, tecidos e órgãos e defendem-nos contra os germes e microrganismos todos os dias. Na maioria dos casos, o sistema imunitário faz um ótimo trabalho a manter as pessoas saudáveis e na prevenção de infecções. Mas, às vezes os problemas com o sistema imunológico pode levar a doenças e infecções.
Sistema Imunitário humano
O sistema imunológico (também conhecido como sistema imunitário) é a defesa do organismo contra organismos infecciosos e outros invasores. Através de uma série de passos, o sistema imunitário ataca organismos e substâncias que invadem o corpo e causam a doença.
O sistema imunológico é composto de uma rede de células, tecidos e órgãos que trabalham juntos para proteger o corpo. As células envolvidas são os glóbulos brancos ou leucócitos, que vêm em dois tipos básicos que se combinam para procurar e destruir organismos causadores de doenças ou substâncias.
Os leucócitos são produzidos ou armazenados em vários locais do corpo, incluindo o timo, baço e medula óssea. Por esta razão, eles são chamados de órgãos linfóides. Há também grupos de tecido linfóide pelo corpo, principalmente em gânglios linfáticos, que abrigam os leucócitos.
Os leucócitos circulam através do corpo entre os órgãos e gânglios via vasos linfáticos e vasos sanguíneos. Desta forma, o sistema