Imunologia
A imunidade inata, também conhecida como imunidade natural, esta presente desde o nascimento e inclui vários elementos inespecíficos. A pele é a primeira linha de defesa contra a penetração de microorganismos, quando estes conseguem penetrar encontram, em seguida, a enzima lisozima, que destrói a parede celular de muitas bactérias.
É a imunidade fornecida pelos macrófagos (células fagocitárias) pela pele, que é uma barreira de proteção contra microorganismos invasores por substâncias químicas presentes no corpo na pele principalmente pelo sistema complemento um complexo de proteínas que atuam na imunidade.
Células
Todas as células do sistema imune se originam de uma célula tronco hematopoiética que origina duas linhagens principais, uma de células mielóides progenitoras e uma de células linfóides progenitoras. Esses dois progenitores originam células mielóides (monócitos, macrófagos, células dendríticas, megacariócitos e granulócitos) e células linfóides (células T, células B e células assassinas naturais (NK), respectivamente. Essas células constituemos componentes celulares dos sistemas imunes inato(não específico) e adaptativo (específico).
Células do sistema imune inato
Células do sistema imune inato (monócito-macrófagos e PMNs), células NK, basófilos, eosinófilos e plaquetas. O papel dessas células foi discutido anteriormente. Os receptores dessas células são receptores de padrões de reconhecimento (PRRs) que reconhecem padrões moleculares gerais encontrados nos patógenos (padrões moleculares associados a patógenos PAMPS).
Macrófagos: apresentadores de antígenos. São mononucleares. Responsáveis pela produção de citocinas, pela lise dos antígenos fagocitados e pela produção de APC. Possuem os mesmos grânulos que os neutrófilos. Os macrófagos se originam dos monócitos, encontrados no sangue periférico (não há macrófagos no sangue periférico, só monócitos). Nos ossos os