Imunologia Prova
Licenciatura em Ciências Biológicas
Noções de Imunologia
Discente: Lineker Faria Silva
1) Após um indivíduo ser contaminado por uma bactéria capsulada, as primeiras células do seu sistema imunológico a fazer o reconhecimento do antígeno desse patógeno são os macrófagos, no qual apresentando-os a anticorpos com receptores específicos, levando ao desenvolvimento da Imunidade Humoral, representada por anticorpos e pelo Sistema Complemento. Nesse processo, os anticorpos C3b e IgG se ligam à superfície celular bacteriana e promovem a destruição do patógeno a partir da liberação de opsoninas, que promovem a opsonização da cápsula e a liberação de substâncias microbicidas pelo macrófago, o que facilita a fagocitose.
2) A estrutura da imunoglobulina G é em monômero, possuindo de 1-4 subtipos, é composto por duas cadeias leves idênticas e duas cadeias pesadas (com maior número de aminoácidos) também idênticas, apresentando uma porção terminal C composta apenas pelas cadeias pesadas e responsáveis pela sua porção efetora e uma porção terminal N composta por parte das duas cadeias leves e parte das duas pesadas, responsável pelo sítio de reconhecimento do antígeno patógeno. O anticorpo possui vários mecanismos efetores, destaco três mecanismos efetores importantes do IgG nos quais são: conferir proteção ao feto durante a gestação, opsonização de bactérias capsuladas e ativação da Via Clássica do Sistema Complemento.
3)A Hipersensibilidade tipo I é também conhecida como imediata ou hipersensibilidade anafilática, tem reação que pode envolver pele, olhos (conjuntivite), nasofaringe, tecidos broncopulmonares (asma) e trato gastrointestinal (gastroenterite). A reação pode causar uma variedade de sintomas desde inconveniências mínimas até a morte. A reação normalmente leva 15 - 30 minutos para o período de exposição ao antígeno, embora às vezes possa ter início mais demorado (10 - 12 horas). Hipersensibilidade imediata é