Imunologia Cl nica
Brasília – DF
2015
Acadêmico: Maria Aline Pereira
Biomedicina 6° semestre
Professor: Leandro Dias Teixeira
Diagnostico Laboratorial de Toxoplasmose
Diagnostico Laboratorial de Chagas
Interpretação do Exame FAN
Brasília – DF
2015
Diagnóstico laboratorial de toxoplasmose
A toxoplasmose é uma zoonose causada pelo Toxoplasma gondii é um parasita intracelular obrigatório, que pode infectar humanos, pássaros, roedores e outros animais, que são os hospedeiros intermediários. O gato doméstico é considerado o hospedeiro definitivo. O contágio ocorre por via oral, através da ingestão de oocistos maduros contendo esporozoítas, eliminado pelas fezes dos gatos, e através da ingestão de carne, verduras mal cozida ou água contaminada, contendo cistos teciduais com bradizoítos. O contagio pode ocorre de outras formas, pela transfusão sangüínea, transplante de órgãos e transmissão congênita. Nesta última forma, o parasito atravessa a barreira placentária e infecta o feto, podendo causar-lhe graves seqüelas.
A infecção pelo toxoplasma possui alta prevalência sorológica, porém a maioria das infecções é assintomática, mais de 50% da população apresentam sorologia positiva para a toxoplasmose. Apenas da maior parte não apresentar sintomas da infecção, a doença pode ser severa em indivíduos imunocomprometidos e na forma congênita, com danos de diferentes graus de gravidade, como abortamento, crescimento intrauterino retardado, prematuridade e acometimento neurológico e oftálmico. Os danos causados dependem da virulência da cepa do parasita, da capacidade da resposta imune da mãe e do período gestacional em que a mulher se encontra.
O diagnóstico da toxoplasmose é feito pela sorologia, ou seja, pela dosagem de anticorpos contra o toxoplasma gondii. diferentes marcadores sorológicos têm sido descritos para distinguir entre infecção latente, comum na população, e infecção recente.
Métodos