imunologia animal
Introdução
O sistema imunitário é um conjunto de diversos tipos de células e órgãos que protegem o organismo dos animais, de potenciais agentes agressores biológicos (microrganismos) ou químicos (toxinas). Este sistema também é responsável pela vigilância e destruição de células envelhecidas e anormais (cancerosas) do próprio organismo.
Diversos fatores podem fazer com que o sistema imunitário dos animais entre em declínio e seja afetado.
Os Organismos patogénicos, tais como vírus bactérias e parasitas, são os principais causadores de doenças nos animais. Doenças essas que podem ser tratadas de variadas formas, mas que também em muitos casos podem levar à morte do animal.
Neste trabalho iremos abordar algumas doenças que afetam os animai, principalmente os cães.
Introdução Histórica
A imunologia é uma ciência relativamente recente. A sua origem é atribuída à Edward Jenner, que descobriu, há aproximadamente 200 anos, em 1796, que a vacina (ou cowpox), induzia proteção contra a varíola, uma doença frequentemente fatal. Jenner batizou seu processo de vacinação, uma expressão ainda utilizada para descrever a inoculação de indivíduos sãos, com amostras atenuadas ou mortas de agentes causadores de doenças, objetivando a proteção futura contra a enfermidade (Janeway et al., 2000).
Quando Jenner introduziu a vacinação, ele nada sabia sobre os agentes infeciosos que causam as doenças. No século XIX, Robert Koch provou que as doenças infeciosas eram causadas por microrganismos patogénicos, cada qual responsável por uma determinada enfermidade ou patologia. Atualmente, existem quatro grandes categorias de microrganismos causadores de doença ou patógenos: os vírus, as bactérias, os fungos e os parasitas. As descobertas de Koch e outros pesquisadores do século XIX possibilitaram o desenvolvimento da imunologia, estendendo a vacinação para outras doenças. Por volta de 1880, Louis Pasteur projetou com sucesso uma vacina contra a cólera aviária e desenvolveu