Império Bizantino
O Império Bizantino surgiu em meio a crise que passava o Império Romano no século IV,quando o Imperador Teodósio dividiu o Império em duas partes,o Império Romano do Ocidente com capital em Roma e do Oriente com a capital em Constantinopla.
Mesmo contando com essa aproximação do mundo romano,o Império Bizantino sofreu influência dos valores da cultura Grega e Asiática.
Em 1504,estabeleceu a divisão da igreja Católica Apostólica Romana e Ortodoxa.
Dessa forma a doutrina cristã Oriental começou a sofrer uma orientação afastando do catolicismo tradicional
ORIGEM
O embrião do Império Bizantino surgiu quando o imperador romano Constantino decidiu construir sobre a antiga cidade grega de Bizâncio uma nova capital para o Império Romano, mais próxima às rotas comerciais que ligavam o Mar Mediterrâneo ao Mar Negro, e a Europa à Ásia. Além disso, havia muito os imperadores de Roma já não mais usavam esta cidade como capital, por ser muito distante das fronteiras. Em geral, eles tendiam a escolher Milão, mas as fronteiras que estavam em perigo na época de Constantino eram as da Pérsia ao Leste a as do Danúbio ao norte, muito mais próximas da região dos estreitos. A nova capital, batizada de Constantinopla, unia a organização urbana de Roma à arquitetura e arte gregas, com claras influências orientais. É uma cidade estrategicamente muito bem localizada, e sua resistência a dezenas de cercos prova a boa escolha de Constantino.
Em pouco tempo, a cidade renovada tornar-se-ia uma das mais movimentadas e cosmopolitas de sua época. Sua religião, língua e cultura eram essencialmente gregas, e não romanas, mas para os bizantinos a palavra grego significava, de maneira injuriosa, pagão. Os persas e os árabes também chamavam os bizantinos de romanos. A palavra bizantino vem de Bizâncio, o antigo nome da capital bizantina, Constantinopla. Este termo bizantino começou a ser utilizado somente depois do século XVII, quando os historiadores o