impulso nervoso
✎ Colocaram-se 2 elétrodos, um no interior e outro no exterior do axónio registou-se uma diferença de potencial, que é designada por potencial de membrana.
Constatou-se que o potencial de membrana de uma célula em repouso, isto é, quando não está a transmitir informação é de –70mV interior da célula com excesso de cargas negativas e exterior com excesso de cargas positivas.
✎O potencial de repouso deve-se, principalmente, à diferença de concentração entre os iões Na+ e K+ existentes, dentro e fora do neurónio. A manutenção desta diferença de concentrações é feita através da bomba de Na+ - K+ 3Na+ bombeados para fora e 2 k+ para dentro.
✎ Quando ocorre um estímulo ( deve ter um certo valor de intensidade ), o potencial de membrana altera-se potencial de ação.
O POTENCIAL DE AÇÃO INCLUI 2 FASES:
● FASE DE DESPOLARIZAÇÃO – o potencial de membrana passa de – 70mV para + 35 / 40 mV entrada de iões positivos ( Na+ ) para o interior da célula;
● FASE DE REPOLARIZAÇÃO – restabelecimento do potencial de repouso (+35 / 40 mV para –70 mV) saída de iões K+ ; entrada de Na+ bloqueada.
✎ Hiperpolarização – ocorre por vezes, quando após a repolarização, o potencial de membrana atinge valores inferiores ao potencial de repouso sucede devido à saída de grande quantidade de iões K+.
✔ Funcionamento dos canais de Na+ durante a fase de despolarização. Os canais de Na+ abrem-se iões entram na célula, permitindo a elevação do potencial de membrana.
✔ Fase de repolarização saída de iões K+ da célula, devido à abertura dos seus canais. Concomitantemente, ocorre a