IMPRIMIR TRABALHO DE EPICURO
“A amizade e a lealdade residem numa identidade de almas raramente encontrada.”
“Nunca se protele o filosofar quando se é jovem, nem canse o fazê-lo quando se é velho, pois que ninguém é jamais pouco maduro nem demasiado maduro para conquistar a saúde da alma.”
“O prazer não é um mal em si; mas certos prazeres trazem mais dor do que felicidade.”
“Não precisamos tanto da ajuda dos amigos, quanto da certeza da ajuda deles.”
“A morte é meramente a separação dos átomos que nos compõe. Não anuncia, portanto nem castigos nem recompensas para os homens. Não devemos temer nem a morte e menos ainda, as punições infernais inventadas pela ignorância e pela supertição.
“O mais terrível de todos os males, a morte, não significa nada para nós, justamente porque, quando estamos vivos, é a morte que não está presente; ao contrário, quando a morte está presente, nós é que não estamos.” “Ataraxia: estado em que a alma, pelo equilibrio e moderação na escolha dos prazeres sensiveis e espirituais, atinge o ideal supremo da felicidade! a IMPERTURBABILIDADE!” “E quem diz que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou, assemelha-se ao que diz que ainda não chegou ou já passou a hora de ser feliz.”
“As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.”
“A serenidade espiritual é o fruto máximo da justiça.” “A liberdade é o maior fruto da auto-suficiência.”
“Faz tudo como se alguém te vigiasse!”
“O prazer de fazer o bem, é maior do que recebê-lo.” “Uma versão dessa (A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais.) Aqui -> Nunca nos encontraremos com a morte, porque enquanto somos, ela não é e quando ela passa a ser nós não somos mais. (Epicuro, filósofo grego - 341-270 a.c)
Bibliografia de Epicuro