Filosofia Moderna Resumo
Filosofia moderna é “toda filosofia que se desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX;
A Filosofia Moderna é um marco importantíssimo para o pensamento ocidental, pois quebra radicalmente com as tradições filosóficas anteriores, contudo ainda sem deixar de ter influência destas, negando ou reformulando algumas de suas ideias.
Maquiavel: dedicou ao estudo da filosofia política buscou investigar a política pela política, ou seja, sem utilizar em sua análise conceitos morais, éticos e religiosos que pudessem direcionar seus estudos. Com Maquiavel nasce uma nova forma de estudar filosofia política.
René Descartes: acreditava que Deus criou o mundo instante por instante, essa transcendência radical de Deus possui duas consequências fundamentais: O livre-arbítrio humano e a independência da ciência.
Thomas Robes: Seu pensamento político pretende ser uma aplicação das leis da mecânica aos campos da moral e da política. As leis que regem o comportamento humano, segundo Hobbes, são as mesmas que regem o universo e são de origem divina.
John Locke: Locke defendia a garantia dos direitos de um povo (proteção da vida, da liberdade e da propriedade). Para ele, esses direitos deviam ser prioridade de um governo, e se os governantes não pudessem, ou não quisessem respeitar esses direitos, o povo poderia derrubá-los e substituí-los por alguém melhor.
Jean-Jacques Rousseau: Jean sustenta a opinião de que os indivíduos nascem bons, quem os modifica é a sociedade, que os levam para o caminho do mal. Do mesmo modo finca o pé ao dizer que a sociedade atua como um acordo social, através do qual as pessoas, que vivem em sociedade, outorgam algumas prerrogativas ao Estado desde que este lhes conceda em contrapartida amparo e organização.