Impressionismo
Foi um movimento artístico criado na Europa por volta do século XIX. O nome srugiu de uma famosa obra, do pintor Claude Monet, chamada ‘’Impressão, nascer do sol’’.
A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os artistas impressionistas a não se interessarem tanto com temas nobres ou retratos fiel da realidade, mas sim em ver a obra em si mesma.
O principal elemento da pintura era a luz e o movimento, feitos com pinceladas leves e soltas. E geralmente as obras eram feitas ao ar livre, para que o pintor conseguisse capturar melhor as variações de cores da natureza.
Depois da arte, surgiram as músicas impressionistas e a literatura impressionista.
Principais características:
- a pintura deve mostrar as cores exatamente como são ao refletir a luz do sol em um determinado momento;
- é considerada uma pintura instantânea, como uma fotografia, por isso as cores devem ser exatamente como o artista esta vendo no determinado momento, em relação a luz do sol;
- as imagens não podem ter contornos nítidos;
- o preto jamais é usado em uma obra impressionista plena, sombras devem ser luminosas e coloridas;
- os contrastes de sombra e luz são baseados nas cores complementares;
- as cores e tonalidades não podem em ocasião alguma serem misturadas, ma tela eram puras e dissociadas em leves pinceladas (a pessoa que estava observando a obra era quem fazia a combinação de cores, fazendo assim a mistura de cores óptica);
- os pintores preferiam pintar uma natureza morta do que um objeto.
Características do impressionismo na música:
- Composições que buscam retratar imagens;
- Títulos de peças que remetem a paisagens naturais;
- Melodias sensuais e etéreas.
Principais artistas impressionistas e suas obras:
- Claude Monet : Estuário do Sena, Impressão, Nascer do Sol, Ponte sobre Hève na Vazante, Camille, O vestido verde, A floresta em Fontainebleu, Mulheres no Jardim, Navio deixando o cais de Le Havre, O molhe de Le Havre.
-