Impressionismo
O Romantismo
O Romantismo foi um movimento cultural que surgiu inicialmente na Grã-Bertanha e na Alemanha.
Foi um movimento revolucionário que adoptou as ideias politicas e filosóficas elaboradas pela era do Iluminismo. o Romantismo para la da sua oposição á estetica clássica, revela a parte do homem oculta pelas convenções esteticas e sociais, este movimento afirma tambem a livre expressão da sensibilidade e afirmação dos direitos do individuo.
Este movimento, sustentava-se em 3 pilares: o Individualismo - tendência para se libertar de toda a obrigação de solidariedade para pensar só em si.
O Subjectivismo - tendência para afirmar a prioridade do subjectivo sobre o objectivo.
E a Intensidade - contra a ordem e a rigidez clássica, os artistas românticos deram maior importancia á imaginação, á originalidade e á expressão individual.
O Neoclassicismo
Foi um movimento cultura do fim do séc XVIII, que teve como função em retomar a cultura Clássica na Europa Ocidental como reacção ao estilo Barroco.
Para os neoclassicistas, os principios da era clássica deveriam ser adaptados á realidade moderna.
O movimento neoclassico irá buscar também inspiração no equilibrio e na simplicidade, com bases na criação da antiguidade, umas das caracteristicas marcantes tambem, foram o caracter ilustrativo e literário, marcados pelo formalismo e pela linearidade.
Quanto ás poses escultóricas, procurou sempre manter a exactidão dos contornos dos corpos com a anatomia correcta.
Conclusão
Pude concluir então que ambos os movimentos são o oposto um do outro.
Quanto ao romantismo, cabe a tarefa de criar uma lunguagem nova, uma visão do mundo identificada com os padrões simples da vida, da classe média e da burguesia.
Enquanto o classicismo observava a realidade objectiva, e a reproduzia com a mesma exactidão, sem deformar a realidade, enquanto o Romantismo baseia-se numa total deformaçao da realidade.