Impressao digital
1 Introdução
Neste capítulo será apresentada a terminologia básica da biometria e dos conceitos de criptografia envolvidos neste trabalho. Serão descritos inicialmente os conceitos de biometria. Dentro da biometria, serão aprofundados os conceitos envolvendo impressão digital. Será posteriormente detalhado o sistema criptográfico base utilizado no trabalho denominado fuzzy vault. Posteriormente será apresentada a revisão bibliográfica de autores que utilizaram diferentes tipos de biometria acoplada com o sistema criptográfico fuzzy vault.
2 Biometria
1 Conceitos principais e terminologia
Na área de tecnologia, o termo biometria tem sido utilizado com foco na identificação dos indivíduos a partir das suas características biométricas. Uma característica biométrica refere-se a uma característica biológica ou comportamental através da qual um ser humano pode ser distinguido unicamente (ISO/IEC/JTC 1/SC 37, 2006, p.50). São exemplos de características biométricas: impressão digital, íris, retina, termograma da mão, termograma da face, geometria da orelha, DNA, assinatura manuscrita, veias da palma da mão, voz, dinâmica de digitação, entre outros (WEAVER; 2006). A figura 1 faz ilustração de alguns exemplos.
Figura 1. Exemplos de características biométricas: (a) impressão digital, (b) face, (c) íris, (d) voz, (e) geometria da mão, (f) assinatura, (g) retina, (h) termograma da face, (i) termograma da mão, (j) dinâmica da digitação, e (k) veias da palma da mão. Adaptado de (MAGALHAES, 2009, p.22)
Um sistema que utiliza biometria como forma de identificação é composto de dois macro-processos básicos: Processo de registro (enrollment) e o processo de autenticação. (ISO). No processo de registro (enrollment) ocorre a aquisição e registro da característica biométrica. A partir da característica biométrica do indivíduo obtida no