Impress o em tecido
TIPO DE IMPRESSÃO
EM TECIDO
Faculdade Aeso Barros Melo
Alguns tipo de impressão
●
SERIGRAFIA (SILK SCREEN)
●
ESTAMPARIA DIGITAL
●
TRANSFER / SUBLIMAÇÃO
●
ESTAMPARIA LASER
●
BORDADO
Estamparia Digital
A Impressão digital têxtil dispensa a fabricação de matrizes ou cilindros, além de possibilitar a produção em pequena escala. Porém, devido ao alto custo da tinta e do maquinário, a estamparia digital custa em média 3 vezes mais que outros métodos tradicionais de estampar.
Um diferencial da estampa digital é a alta resolução dessas impressoras de tecido. É possível imprimir até fotos através da estamparia digital. ( Video ) https://www.youtube.com/watch?v=_wZY3Av_aB 4#t=117
Como funciona?
Esta técnica imprime a estampa diretamente sobre o tecido da camisa (sem haver necessidade de papéis que transferem a estampa para a camisa feitas por outras técnicas). Através de uma máquina é possível imprimir com alta qualidade e durabilidade em qualquer tecido. A técnica é ideal para a reprodução de estampas em tecidos 100% poliéster ou que tenham até 70% deste fio na sua composição.
Existem vários tipos de impressoras digitais, que se encaixam praticamente em dois grupos:
●
Plotters, que inicialmente foram construídas para impressão de papel, e posteriormente adaptadas para imprimir ou estampar tecidos.
●
Máquinas de impressão digital em tecidos, com cabeçotes criados exclusivamente para estampar tecidos digitalmente.
Bordado
O bordado não é considerado uma estampa, mas resolvi mencioná-lo neste post por ser mais uma técnica de personalização de tecido.
Apesar de poder ser realizado de forma artesanal, as confecções fazem uso do bordado industrial que permite maior qualidade e velocidade de até 1500 pontos por minuto (algo impossível no bordado manual). O designer de bordados cria o desenho em um software especialmente criado para este fim, e depois o transfere via USB para a máquina, que o reproduz fielmente.
( Video )