Importância dos sistema na gestão empresarial
“Não siga apenas a estrada, faça o contrário, vá por onde não haja estrada e deixa uma trilha”
Autor desconhecido
INTRODUÇÃO
A era actual é marcada pela alta velocidade com que as mudanças acontecem. Em todas as áreas da vida humana, a influência do fenómeno que costumamos chamar de globalização não pode ser negada. Uma das características mais marcantes desse processo é o grande fluxo de informações, decorrentes da aparente redução dos limites territoriais e dos avanços tecnológicos e científicos mundiais.
A última década apresentou evoluções dramáticas não apenas na área de tecnologia da informação, mas também em relação aos usos e à exploração da TI para obtenção de vantagem competitiva. A intensificação da evolução tecnológica, tem exigido das organizações contemporâneas uma reestruturação de seus modelos e um realinhamento da função de seus sistemas de informação. Sendo assim, as empresas, independentemente do sector de actuação, devem avaliar com mais seriedade o potencial da Tecnologia da Informação para suas operações, pois, a complexidade do contexto actual obriga as organizações a tratar a TI não mais como um mero problema de ordem tecnológica mas como um oportunidade para responder aos constantes desafios impostos pelo mercado.
A informação sempre foi peça importante para a gestão das organizações. Nos últimos anos, essa importância cresceu tão vertiginosamente a ponto de tornar-se algo indispensável.
Informação, hoje, é palavra-chave nas organizações e ela deve ser rápida, precisa, formatada e disponível a todos os envolvidos.
Nas organizações contemporâneas, esta realidade tem demandado não apenas novas práticas gerenciais, mas uma nova filosofia administrativa que possa acompanhar as alterações constantes no ambiente mercadológico, político, social e geográfico mundial, cada vez mais dinâmico e competitivo.
Necessidade de sistemas e tecnologias de informação
As empresas sempre tiveram a necessidade de fazer