Importância dos protozoários.
Os protozoários são seres que compõem o Reino dos protistas e possuem algumas características importantes: São unicelulares, Eucariontes e heterotróficos. Os protozoários são seres que possuem grande importância médica, causando algumas doenças e importantíssimo para a vida de outros organismos, como no mutualismo.
Mutualismo:
Alguns tipos de relações se caracterizam pela união de indivíduos de espécies diferentes, na qual eles se encontram intimamente associados. Essa associação corre nos níveis anatômicos e fisiológicos, propiciando troca de alimentos e metabólitos. O grau de interdependência é tão alto que a separação dos indivíduos impossibilita a sobrevivência de ambos.
Alguns Exemplos:
Cupins e Protozoários: Cupins se alimentam de madeira sem que possuam a enzima que faz a digestão da celulose, que é o seu principal componente. Entretanto, em seu aparelho digestivo, existem protozoários capazes em digerir a celulose, tornando a energia contida nessa molécula disponível para ambos os organismos. Os protozoários oxidam a celulose produzindo ácido acético, que é utilizado pelo cupim para a produção de energia.
Podemos citar também outro caso de mutualismo com flagelados: Ruminantes e esses protozoários. A relação é a mesma coisa que acontece com o cupim, a diferença que os ruminantes (boi, cabra) se alimentam do capim. No caso, os flagelados vão produzir a enzima (celulase) que digere a celulose do capim beneficiando o ruminante que não produz a enzima e o flagelado ganha alimento e segurança no estômago do ruminante.
Importância Médica
Muitos protozoários são parasitas do homem, causando doenças que podem levar até a morte do indivíduo. Vejamos algumas doenças causadas por protozoários:
• Leishmaniose tegumentar ou úlcera de baurú
• Giardíase
• Doença de chagas
Importância ecológica:
A grande maioria desses protozoários flagelados são de vida livre e não parasitam ninguém,