Importância do planejamento e sua aplicabilidade prática
Através do planejamento empresarial, é possível à empresa ter um comportamento proativo e é por meio dele que se pode diagnosticar o que impacta no insucesso da organização, melhorando, portanto a qualidade, a produtividade e os gastos.
É o Planejamento que determina o que acontecerá na empresa para a realização de metas, objetivos. Sem ele não há como organizar pessoas e recursos, o que acarretará em insucesso empresarial, uma vez que é com os planos que se determinam os recursos a serem gastos, as tarefas a serem cumpridas, as decisões a serem tomadas e tempo disponível para alcance dos objetivos.
Considerando a complexidade das organizações, é importante ressaltar que cada uma deve elaborar seu planejamento de acordo com suas peculiaridades, contudo, por ser o planejamento algo estático, deve ser elaborado em um documento.
Como as empresas necessitam de proatividade para sobreviver, a planejamento é a ferramenta mais eficaz, uma vez que o plano facilita a visão futura. Adaptar-se às mudanças é de extrema importância para as empresas, e com o planejamento, tal adaptação é mais fácil, uma vez que capacita as empresas, por meio de estratégias, a essa adaptabilidade.
Entende-se como estratégia empresarial um plano de ação traçado para alcançar os objetivos da organização ao longo do tempo. Sendo a estratégia diretamente ligada à visão de futuro, à missão e aos objetivos da empresa.
Estratégia empresarial nada mais é do que o conjunto de objetivos, metas, finalidades e o plano traçado para atingir esses objetivos de modo a definir qual o negócio da empresa e qual sua missão.
A visão significa a imagem que a organização tem e si e do seu futuro. É a projeção da empresa no tempo.
A missão é a razão da existência da organização.
Os objetivos são alvos que a empresa deseja atingir e são divididos em estratégicos, táticos e operacionais.
Os objetivos estratégicos são os objetivos