Importância da comunicação em saúde
Comunicação em saúde diz respeito ao estudo e utilização de estratégias de comunicação para informar e para influenciar as decisões dos indivíduos e das comunidades no sentido de promoverem a sua saúde. Esta definição é suficientemente ampla para englobar todas as áreas nas quais a comunicação é relevante em saúde. Não se trata somente de promover a saúde, embora esta seja a área estrategicamente mais importante. De facto, comunicação em saúde inclui mensagens que podem ter finalidades muito diferentes, tais como:
- Promover a saúde e educar para a saúde.
- Evitar riscos e conflitos para ajudar a lidar com ameaças á saúde.
-Prevenir doenças sugerir e recomendar mudanças de comportamento.
- Recomendar exames de rastreio, Informar sobre a saúde e sobre as doenças.
- Informar sobre exames médicos que é necessário realizar sobre os seus resultados receitar medicamentos recomendar medidas preventivas e atividades de autocuidados em indivíduos doentes.
-Sobre risco para a saúde em situações de crise no tratamento dos temas de saúde nos meios.
Não se pode pensar na ação de enfermagem sem mencionar a importância do processo comunicativo a ela relacionado, um processo que contribuirá para o bem-estar e a recuperação do paciente. Além de tudo, a comunicação pode evitar conflitos ou dúvidas principalmente devido aos procedimentos realizados.
Com base nesses fundamentos, entende-se que a comunicação é um fator extremamente importante. Este estudo busca evidenciar a necessidade da comunicação hospitalar entre os profissionais da enfermagem e seus pacientes, esta importância traz uma evolução positiva ao mesmo, já que a equipe de enfermagem é quem se faz presente a ele em todas as horas do dia, sendo a responsável por ele em período integral.
Serão realizadas ações educativas para os