importancia do planejamento tributário para as organizações
Aluna: Solange Maria Ferreira Lins
Faculdade Salesiana do Nordeste
Pós-graduação em contabilidade e planejamento tributário
RESUMO
Nunca as organizações se preocuparam tanto com tributos como nos nossos dias atuais, tendo em vista o contexto globalizado em que se vive, em meio a crescente competividade entre as empresas. Tendo o nosso país uma carga tributária das mais altas, as organizações precisam procurar uma economia cada vez maior para poderem sobreviver. Uma das formas de se tentar sobreviver e se manter no mercado é um certo cuidado com os custos e diminuição dos mesmos.
Neste caso, me refiro aqui neste artigo ao Planejamento Tributário e sua importância para as organizações.
É de suma importância que as organizações se atendem para tal, indo em busca da constante maximização dos lucros e consequentemente de fluxo de caixa, como uma forma de garantir a competividade no mercado.
Vamos percorrendo um caminho iniciando apresentando um pouco sobre o Sistema Tributário Nacional, a Carga Tributária Brasileira, e Classificação dos Tributos. Também apresento a finalidade do Planejamento Tributário e a obrigação dos administradores em fazer o planejamento. Por fim os benefícios que o planejamento traz é que planejar não é sonegar.
1 – INTRODUÇÃO
A realidade tributária brasileira tornou-se notoriamente complexa ao trazer um custo financeiro enorme às empresas e ainda causar constante insegurança aos empresários por não terem a certeza de estar cumprindo com as obrigações exigidas pelo fisco.
O planejamento tributário, também conhecido como Elisão Fiscal é um ato preventivo que, dento da legislação, visa encontrar mecanismos que permitam ao empresário uma diminuição do desembolso financeiro com pagamentos de tributos. A finalidade do planejamento tributário é evitar a incidência tributária, evitando assim a ocorrência do fato gerador, minimizando seu montante, no sentido