Importancia do governo coorporativa
No mercado altamente competitivo, onde as inovações e as mudanças ocorrem de forma acelerada, a existência de consumidores exigentes, com diferentes necessidades a serem atendidas, faz com que as empresas busquem novas formas de gestão de seus negócios em direção a fidelização dos seus clientes. Naturalmente, juntamente com a busca da satisfação de seus clientes, as empresas não devem esquecer de oferecer um retorno satisfatório para o capital investido pelos acionistas, garantindo assim, a sua permanência no mercado. E neste contexto que temo como intuito de descrever, a tarefas inerentes à função de um Gestor: Dirigir, organizar, planear e controlar. Em primeiro lugar, é de salientar a estreita interligação que se verifica entre as quatro actividades de gestão, bem como as suas interdependências e influências mútuas. Desta forma, a empresa estará aumentando suas chances de se manter no mercado ao qual está inserida, e também, tendo melhores condições de enfrentar seus concorrentes.
Gestor – É a pessoa a quem compete a interpretação dos objectivos propostos pela organização e actuar, através do planeamento, da organização, da liderança e do controlo ou verificação, a fim de atingir os referidos objectivos. Desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objectivos organizacionais, concebe as estruturas e estabelece as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando ou liderança e de controlo ou verificação.
Habilidade do gestor
A prática profissional obriga-nos a possuir determinadas habilidades e competências, as quais os ajudarão a se tornarem eficaz. Das habilidades do gestor destacamos as seguintes: * Panejamento e Organização: O gestor deverá possuir a capacidade de planejar e organizar suas próprias actividades e as do seu grupo, estabelecendo metas mensuráveis e cumprindo-as