importancia da segurança do trabalho na construção civil
Tiago Maurício Silva1
Antonio Almeida Carreiro2
RESUMO: O artigo mostra, a partir de uma revisão bibliográfica, a importância do estudo da segurança no trabalho, bem como os projetos de qualificação e educação da mão de obra, enfocando como esta influencia nesses acidentes, no universo da construção civil, principalmente devido ao grande número de acidentes de trabalho nesse ramo de atividade. Este trabalho apresenta uma análise de fatores característicos da construção civil e seus operários, como a alta rotatividade da mão de obra, a baixa escolaridade de funcionários, a fadiga causada pelo trabalho pesado e excessivo, a falta de qualificação e educação, fatores que levam a diversos problemas relacionados aos acidentes analisados no artigo e, a partir desse ponto, apontar as possíveis soluções para a redução de riscos que podem ser colocadas em prática.
Palavras chave: Construção civil; Acidentes; Segurança no trabalho.
INTRODUÇÃO
Analisar a influência da mão de obra da construção civil em acidentes no trabalho é cada vez mais importante. Existe uma grande rotatividade dessa mão de obra, que geralmente apresenta baixo nível de escolaridade e pouca exigência para ser contratada. Por isso, na construção civil, acidentes são vistos com mais freqüência que em outros ramos de atividades. Os acidentes de trabalho contribuem negativamente com a vida econômica do país, seja na forma de indenizações e benefícios pagos ao trabalhador em momentos em que este não esta sendo um elemento produtivo, seja justamente pelo fato de que o acidente de trabalho também priva a empresa de parte de sua força de produção.
A pesquisa foi iniciada principalmente a partir do levantamento bibliográfico, baseando-se na hipótese de que educação, qualificação e treinamento são os principais fatores de proteção e prevenção de acidentes de trabalho na indústria da construção civil, e também em visitas para