Importancia da musica na educação infantil
A musica é uma linguagem que se traduz de formas sonoras capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A musica esta presente em todas as culturas, nas mais diversas situações como: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestaçoes cívicas, políticas etc. Faz parte a educação desde há muito tempo, sendo que já,na Grécia antiga, era considerada como parte fundamental para a formação dos futuros cidadãos.
A integração entre os aspectos cognitivo, afetivo, estético sencíveis, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo á linguagem musical. É uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil particularmente.
Este trabalho tem como objetivo explicar como é importante a musica na vida e no coditiano da criança, tem a função de falar como a musica enfluência na parte cognitiva e linguistica da criança, e tambem e a relação entre a musica e a criança.
Presença da Musica na Educação Infantil
A música no contexto da educação infantil vem, ao longo de sua história, atendendo a vários objetivos, alguns dos quais alheios ás questões próprias dessa linguagem. Tem sido em muitos casos, suporte para atender a vários propósitos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos como: lavar as mãos antes do lanche, escovar os dentes, respeitar o farol etc.; a realização de comemoração relativa ao calendário de eventos do ano letivo simbolizados no dia da árvore, dia do soldado, dia das mães etc.; a memorização de conteúdos relativos a números, letras do alfabeto, cores etc.., traduzidos em canções. Essas canções costumam ser acompanhadas por gestos corporais, imitados pelas crianças de forma mecânica e estereotipa.
Outra pratica corrente tem sido o uso das bandinhas rítmicas para o desenvolvimento motor,