importancia da leitura
A LINGUAGEM
Fundamentalmente, três concepções podem ser apontadas:
1. a linguagem é a expressão do pensamento: esta concepção ilumina, basicamente, os estudos tradicionais. Se concebermos a linguagem como tal, somos levados a afirmações – correntes – de que pessoas que não conseguem se expressar não pensam;
2. a linguagem é instrumento de comunicação: esta concepção está ligada à teoria da comunicação e vê a língua como código (conjunto de signos que se combinam segundo regras) capaz de transmitir ao receptor uma certa mensagem;
3. a linguagem é uma forma de interação: mais do que possibilitar uma transmissão de informação de um emissor a um receptor, a linguagem é vista como um lugar de interação humana.
ALFABETIZAÇÃO: capacidade de decodificar e ler autonomamente. É uma parte pequena, mas importante, de um processo muito maior que é a aprendizagem da língua.
LETRAMENTO: conjunto muito mais amplo de conhecimentos que permite participar do universo letrado. Para participar do mundo de hoje é preciso ler e escrever bem, é preciso saber escrever a língua das classes dominantes.
Finalidades da Leitura
A leitura pode ter diversas finalidades, entre as quais podemos salientar:
a) puro deleite espiritual (a leitura pelo prazer de viver a narrativa);
b) obtenção de informação científica, literária ou de eventos;
c) construção de conhecimento e produção de novos textos.
Há muitas possibilidades de leitura
Ler para aprender
Ler para informar-se
Ler para seguir instruções
Ler para informar algo a outra pessoa
Ler para resolver problemas