Laboratório de Verificação e Validação Furb
Disciplina: Universidade, Ciência e Pesquisa
Alunas: Bárbara Carolina e Larissa Kuehn
Laboratório de Verificação e Validação (LVV)
Blumenau, 10 de abril de 2013
Introdução
O trabalho que segue vai se tratar sobre uma pesquisa do laboratório de Verificação e Validação da FURB, contendo as seguintes propostas descrever o ambiente, ilustrar o ambiente, mostrar qual a finalidade deste espaço para a Universidade, o que os alunos aprendem neste laboratório, e qual a função dele dentro da indústria.
Descrição, Ilustração do ambiente e função na Universidade
O laboratório de Verificação e Validação (LVV) tem por objetivo a produção cientifica, o desenvolvimento de tecnologia, a produção de conhecimento. Tem como principais parceiros a Petrobras, a Unicamp e o Instituto de Pesquisa de Bremen na Alemanha. No LVV é feito o estudo dos escoamentos de fluidos por experimentação física em condições de turbulência monofásica (gases e líquidos) e multifásica (gás-sólido, gás-líquido e gás-sólido-líquido). Nele se desenvolvem experimentos em escala reduzida para medições de propriedades macroscópicas como pressão, temperatura, concentração e velocidades médias com variação temporal; e propriedades microscópicas como campos de pressão, temperatura, concentração e velocidades, instantâneas e locais, no domínio do espaço-tempo interno ao domínio físico de interesse.
Nele encontramos várias unidades experimentais tais como:
Unidade Experimental de Dutos e Ciclones (UE-DC)
É uma pratica intrusiva. Mede a velocidade através do tudo de pito. É a mesma forma que os aviões usam para medir a velocidade porem em uma proporção bem maior.
Unidade Experimental de Colunas de Bolhas (UE-CB)
Mais conhecido como reator de Lama, pois envolve 3 fases (sólido, líquido e gasoso). A parte