Importancia da aula de Portugues para o curso de engenharia
A comunicação seja ela verbal ou escrita é de extrema importância no cotidiano de um profissional, independente da sua área de atuação. Baseado nesse conceito foi realizada uma pesquisa com os graduandos em engenharia da Universidade federal de Itajubá, para saber qual era seu posicionamento em relação às aulas de Língua Portuguesa durante a graduação. Tendo em vista que esses futuros profissionais como tantos outros, precisam dominar a escrita, pois é através dela que elaborarão relatórios, projetos e pesquisas de maneira clara e objetiva. As aulas de Língua Portuguesa são necessárias para a formação de um engenheiro, sendo obrigatória a conclusão de uma carga horária mínima devido às leis estipuladas pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e o Conselho Nacional da Educação.
Há vários métodos de ensino, mas é favorável que se direcione o estudo em três questões didáticas que aprimorem seus conhecimentos: o protagonismo, a aprendizagem significativa e a relação teoria prática.
Destacando-se a reflexão de que o docente é protagonista em seu processo de aprendizagem, não existindo ensino verdadeiro se os alunos não desenvolverem ativamente a habilidade de assimilar o conhecimento com a aplicação, seja em sala de aula, seja na prática da vida.
A pesquisa realizada na Universidade, sendo os participantes em sua maioria jovens, apontou um resultado positivo. Os acadêmicos atribuíram valor às aulas, alegando um ganho de conhecimento.
Em um ambiente profissional, o engenheiro, assim como outros profissionais, precisa saber transportar suas ideias, a fim de socializar de forma clara suas metas e persuadir o interlocutor. Ficando evidente a maturidade dos respondentes na percepção da importância da Língua Portuguesa para a formação profissional e a permanência no mercado de trabalho, aprimorando suas técnicas comunicativas.