importa facil
A modalidade em estudo, nada mais é que um serviço dos Correios, que tem como objetivo oferecer facilidades para pessoas físicas e jurídicas que desejam importar produtos no exterior. Dessa forma, com o objetivo de aprofundar e obter conhecimentos sobre o Importa Fácil, iremos realizar uma caracterização, bem como seu funcionamento e processo.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo Goulart, Brasil e Arruda (1996), Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência. O procedimento deve ser efetuado via nacionalização do produto ou serviço, que ocorre a partir de procedimentos burocráticos ligados à Receita do país de destino, bem como da alfândega, durante o descarregamento e entrega, que pode se dar por via aérea, marítima, rodoviária ou ferroviária. Quando mais de um tipo de transporte é utilizado para entrega, chamamos de transporte multimodal.
Ao falarmos de importação, nos deparamos com os diferentes tipos de modalidades que por sua vez, podem ser classificados da seguinte forma:
Importação Comum;
Doação;
Sem Cobertura Cambial;
Admissão Temporária;
Importação de Softwares (Programas);
Pagamento Cambial de Serviços, tais como: Publicações, Assinaturas e suas renovações, Licenças de Software,