Importa Fácil Ciência
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) através da simplificação de Importação para Pesquisadores e Entidades de Pesquisa.
Douglas Claudio de Oliveira – Faculdade de Tecnologia de Barueri – FATEC – Tecnologia em Comércio Exterior –
E-mail: douglasclaudio1991@gmail.com
Lucas Rolim Martins – Faculdade de Tecnologia de Barueri – FATEC – Tecnologia em Comércio Exterior E-mail: atendimento5if@correios.com.br
RESUMO
Avaliou-se o serviço Importa Fácil Ciência prestado pelos Correios em parceria com o CNPq (Conselho
Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico) de simplificação de importação para pesquisadores e entidades de pesquisa, com o intuito de diagnosticar, se o projeto realmente contribui para o desenvolvimento cientifico e tecnológico brasileiro.
Foram avaliados pesquisadores que utilizaram o serviço Importa Fácil Ciência no período de Abril a
Julho de 2013, diagnosticando os prós e contras do projeto implementado pelo Governo Federal no ano de 2004, bem como uma comparação com outro serviço de importação oferecido pelos Correios, o Importa Fácil. Nota-se através das pesquisas de campo, que os produtos importados estão chegando cada vez mais rápido nas mãos dos pesquisadores e com isso o desenvolvimento das pesquisas é cada vez mais beneficiado, já que ainda hoje, os processos de importação pelo modo convencional ficam parados no recinto alfandegário aguardando liberação, fazendo com que muitos produtos acabem perdendo a sua utilidade ou validade.
Palavras-chave: Importa Fácil Ciência, Importa Fácil, CNPq, Pesquisador brasileiro, Incentivos à pesquisa.
ABSTRACT
Checked the service provided by the post office in partnership with the CNPq (National Council for Scientific and Technological Development) for simplification of import to researchers and research institutions, in order to diagnose whether the design actually contributes to the