Implantação de um ERP
Os sistemas integrados de gestão, originalmente conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning) são um conjunto de elementos, agrupados em módulos que opera de maneira automatizada todas as áreas da empresa, seus clientes e fornecedores e ainda realiza um mapeamento nos dados fornecendo uma visão estratégica das informações para a tomada de decisão.
Quando um ERP é implantado em uma empresa, provocam grandes impactos, tanto negativos (dificuldades, barreiras e problemas a serem enfrentados), quanto positivos (benefícios, contribuições e vantagens). Por isso, a necessidade de um projeto para poder implantar um ERP da melhor maneira possível, aproveitando ao máximo suas vantagens e tentar reduzir os impactos negativos.
Esse trabalho se propõe a desenvolver um modelo de processo de implantação de sistemas ERP em uma loja de materiais de construção.
2. SISTEMA ERP
2.1 DESCRIÇÕES DAS NECESSIDADES
O ERP pode ser definido como um pacote de software comercial desenvolvido com a finalidade de suportar as diferentes atividades de uma empresa, através do controle de fluxo das informações ele irá integrar todas essas informações utilizadas no processo.
É necessário então, verificar as áreas da empresa e identificar todas as suas necessidades, em que neste caso basicamente são:
Compras: Controlar o processo de compras, desde a ordem da compra até a chegada do produto e separar por fornecedores.
Estoque: Controlar os produtos em estoques, integrando junto com as áreas de compra e vendas para saber quais os materiais que estão chegando e quais estão saindo.
Vendas: Criar orçamentos e vendas reais com a maior flexibilidade possível
Financeiro: Cadastro de clientes e fornecedores. Saber a quantidade das receitas lucro/prejuízo
Notas Fiscais Eletrônicas: Substituir a emissão de nota fiscal em papel e automatizar o cálculo de impostos.
2.2 IDENTIFICAÇÕES DO FORNECEDOR E MÓDULOS
Os módulos são agrupamentos de