Implantação de sistema
Diferentes demandas se apresentam hoje como essenciais para quem na gestão de uma escola e para quem está à frente de uma sala de aula. Fortalecer a escola como espaço formativo, garante-se a continuidade à formação em geral. Daí a importância de romper com a idéia de que lecionar é um ato solitário, a parceria entre a escola é professor são de suma importância para que se possa ter uma educação de qualidade.
A estrutura escolar é formada pela equipe de ensino, que atua diretamente no processo educativo tendo como foco único o educação.
É papel da escola formar cidadãos, dar ao alunos os ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar neste mundo de evolução, bem como orientá-los para a vida. Através de um trabalho crítico e da busca pelo exercício da cidadania, a escola deve mostrar às novas gerações a importância de cada indivíduo e seu papel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. É seu papel, dar ao aluno condições para se inserir no meio social. É preciso atentar para a evolução do mundo e orientar o estudante para a vida. O professor, por sua vez, deve considerar no exercício de sua função o aluno como sujeito de múltiplas relações, que por estar em processo de formação, deve ser considerado em sua totalidade. Assim, deve assegurar ao educando uma formação crítica, capaz de levá-lo a refletir sobre temáticas cotidianas e interferir positivamente em seu meio e, sobretudo, em sua vida para transformá-la.
O papel e a atuação do professor já não é há muito tempo a mesma do passado. Antes ele detinha “todo” conhecimento e depositava nos seus alunos aquilo que havia estudado. Porém, esse estudo era normalmente lido e repassado para eles sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos.
Hoje, felizmente, a arte de ensinar é mais ampla dando condições que favoreçam os alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler a realidade, para que possam construir opiniões próprias.
CONCLUSÃO É preciso