Implantação de sistemas de informação
Richard Amora Colares
Edcléia Silva de Oliveira Nogueira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnologia em Marketing (CMA011) – Prática do Módulo 3
20/06/12
RESUMO
O objetivo deste trabalho é, através de uma revisão bibliográfica, relacionar e apresentar as principais causas de resistência à implantação dos Sistemas de Informação (SI’s) nas organizações de um modo geral, e selecionar as principais causas para aprofundamento do tema. Este paper traz contribuições significativas pois apresenta trabalhos recentes de pesquisas em campo com funcionários diretamente envolvidos com os SI’s. Estas pesquisas resultaram na apresentação de 11 causas específicas que dificultam a implantação dos projetos. Dentre as 11 causas, este Paper selecionou 5 principais para discorrer sobre suas características, suas origens e fazer propostas de soluções que poderão ser testadas em trabalhos futuros.
Palavras-chave: Implantação, Sistemas de Informação, Resistência, Comportamento.
1 INTRODUÇÃO
Com a chegada do século XXI, as empresas vem se tornando cada vez mais competitivas umas em relação às outras. Seus produtos continuam sendo a fonte de suas receitas, mas outro fator importantíssimo tem ganhado visibilidade e se tornado um pré-requisito para as empresas em busca de vantagem competitiva no mercado: a informação.
É graças a este novo contexto que houve o surgimento da Tecnologia da Informação (TI), e a partir desta, puderam ser criados os Sistemas de Informação (SI) para auxiliar as empresas a dar um tratamento melhor ao dados empresariais.
Dentro do assunto Sistemas de Informação, pesquisadores vem ao longo desta última década avaliando os pontos fortes e fracos dos SI’s, e as principais dificuldades encontradas pelos profissionais de TI para implanta-los nas organizações com sucesso. É