Implantação de aquecedores fototérmicos
1. Energia Solar
A matriz energética mundial atual é composta por fontes de energias não renováveis; e devido aos diversos desafios que envolvem essas formas de energias, como esgotamento de suas fontes e os problemas ambientais oriundos da sua utilização, houve o interesse e necessidade da exploração de fontes alternativas e renováveis de energias. A energia solar caracteriza-se como sendo uma das formas de energia menos agressivas ao meio devido ao fato de ser renovável e limpa, e que pode ser aproveitada na obtenção de energia elétrica ou energia térmica – relacionada aos sistemas de aquecimento de água.
2. Aquecedores fototérmicos
Os aquecedores fototérmicos, ou aquecedores solares, é um mecanismo aplicado no aquecimento de água para banho, piscina ou, banheiras; para uso industrial e utilizado também para controle térmico de ambientes. Entretanto, este sistema é mais utilizado para o aquecimento da água do banho.
Funcionamento de aquecedores fototérmicos no aquecimento de água
O sistema de aquecimento fototérmico é composto basicamente por coletores solares e um reservatório térmico.
Os coletores solares são responsáveis pela captação da radiação solar e normalmente instalados sobre telhados ou lajes o mais perto possível do reservatório térmico, que é uma caixa d’água especial que armazena a água mantendo-a quente e limpa. A água do reservatório circula por um sistema de tubulações presentes dentro dos coletores solares, ocorrendo à transmissão do calor.
Para garantir que nunca falte água quente, os aquecedores solares possuem um sistema auxiliar de aquecimento para que a água continue sendo aquecida nos dias nublados e/ou chuvosos. Nestes casos o sistema auxiliar entre em ação, e o aquecimento do chuveiro acontece normalmente. No Brasil, devido ao nível de insolação, o sistema auxiliar é acionado poucas vezes.
Vantagens e desvantagens
Demonstrando como sendo um tipo de energia limpa, renovável e