Impermeabilização
Umidade, mofo e infiltração são problemas comuns em quase todas as regiões do Brasil, no entanto é perfeitamente possível prever se um imóvel está seguramente protegido. Basta providenciar um bom projeto de impermeabilização juntamente com os demais projetos executivos da obra e também com profissionais qualificados na execução. Porém, se a obra está pronta, e a grande ocorrência de chuvas ou o clima frio do inverno provocam prejuízos inesperados, à indústria de impermeabilizantes oferece opções para reparos imediatos e produtos adequados para cada tipo de problema.
Com o avanço tecnológico a indústria oferece novos produtos e técnicas para combater e solucionar tais problemas com uma maior eficácia, métodos menos morosos e com menor custo benefício. A pesquisa teve como objetivo evidenciar através de ensaios laboratoriais e aplicações in-loco, as principais vantagens do sistema moldado no local com as resinas de poliuretano, em relação ao sistema de impermeabilização tradicional com manta asfáltica.
O artigo está intitulado “Substituição das mantas asfálticas pela utilização de resinas de poliuretano na impermeabilização de estruturas de concreto armado” e assinado por Fábio Sérgio da Costa Pereira, diretor da Engecol – Engenharia e Cálculos Ltda., publicado pela revista Concreto & Construção, ano XXXVII, nº 56, outubro, novembro e dezembro de 2009, ISSN 1809-7197, WWW.ibracon.org.br.
Foram utilizadas duas metodologias na pesquisa e o tipo de análise escolhida para aplicação foi o cintamento dos corpos-de-prova cilíndricos com a manta asfáltica tradicional e com a resina de poliuretano.
A primeira metodologia utilizada baseou-se no teste de sonoridade, que consiste em bater com um martelo de aço em toda extensão do sistema aplicado (manta tradicional e resina de poliuretano aderida ao concreto por confinamento) e, através de resposta sonora, identificar possíveis pontos em que a colagem não esteja adequada.
Já a segunda