Imperio Romano
Monarquia
A forma de governo adotada em Roma até o século VI a.C. foi a Monarquia. Os romanos acreditavam que o rei tinha origem divina. Esse período foi marcado pela invasão de outros povos que durante cerca de 100 anos, dominaram a cidade. Em 509 a.C. os romanos derrubaram o rei etrusco e fundaram uma República. No lugar do rei, elegeram dois magistrados para governar.
Inicio da República
Os principais cargos da República eram: Senado: Fiscalizava a ação dos magistrados e administradores. Assembleia Centurial: Aprovava ou rejeitava as propostas dos magistrados. Assembleia Curial: Tratava de cultos religiosos. Assembleia Tribal: Responsável por eleger os istrados inferiores. No início da República, a sociedade romana estava dividida em 4 classes: Patrícios, Clientes, Plebeus e Escravos. A decadência política, social e econômica, fez com que a plebe entrasse em conflito com os patrícios. Os romanos conseguiram conquistar quase toda a Península Itálica.
As conquistas transformaram o exército romano em um grupo imbatível. A comunidade militar era formada por: - Cidadãos de Roma, dos territórios, das colônias e das tribos latinas. Comunidades cujos membros não possuía cidadania. -Aliados autônomos. As sucessivas conquistas provocaram, em Roma, grandes transformações sociais, econômicas e políticas. Além disso, sociedade romana também sofreu forte influência da cultura grega e helenística: - A alimentação ganhou requintes orientais. - A roupa ganhou enfeites. - Homens e mulheres começaram a usar cosméticos. - Influência da religião grega. A expansão do Império Romano Após dominar toda a península itálica, romanos partiram para conquistas de outros territórios. Com um exército bem preparado e muitos recursos, venceram os cartagineses nas Guerras Púnicas. Esta vitória foi muito importante, pois garantiu a supremacia romana no Mar Mediterrâneo. Alguns fatores contribuíram para a ocupação da região:- os aspectos físicos (Roma está localizada na