Impairment Ativo imobilizado
O ativo imobilizado é o conjunto de bens e direitos de uma empresa que é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias e serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos, e que sua utilização seja para mais de um ano, podemos dizer que o imobilizado compõe-se de todos os bens e direitos que se destinam ao funcionamento normal de uma empresa
Sua classificação no balanço patrimonial está no ativo não circulante, e no ativo circulante existe uma implicação do imobilizado no estoque, pois nessa relação entre as contas, pode existir o fornecimento de mercadorias, por exemplo.
Exemplo de ativos imobilizados: Imóveis, terrenos, edifícios, construções, máquinas, computadores, móveis, instalações, ferramentas e etc.
De acordo com o CPC (Comitê de pronunciamentos contábeis) 27, os principais pontos a serem considerados na contabilização dos ativos imobilizados são o reconhecimento dos ativos, a determinação dos seus valores contábeis e os valores de depreciação e perdas por desvalorização a serem reconhecidos em relação aos mesmos.
Os itens do ativo imobilizado podem ser adquiridos por razões de segurança ou ambientais. Adquirir um ativo imobilizado não significa aumentar diretamente no futuro o valor econômico de algum item que esteja no ativo imobilizado, mas a aquisição pode ser necessária para que a entidade obtenha benefícios econômicos futuros dos seus outros ativos.
Esses itens do ativo imobilizado qualificam-se para o reconhecimento como ativo porque permitem a entidade obter benefícios econômicos futuros dos ativos relacionados, fato que não ocorreria sem esses itens. Por exemplo, uma indústria química pode instalar novos processos químicos de manuseamento a fim de atender às exigências ambientais para a produção e armazenamento de produtos químicos e perigosos, os melhoramentos e as benfeitorias nas instalações são reconhecidos como ativo porque, sem eles, a entidade não estaria em condições de