Impactos Sociais da Internet
A Internet tem possibilitado a formação de novas formas de interação, organização e atividades sociais, graças as suas características básicas, como o uso e o acesso difundido.
Redes sociais, como Facebook, MySpace, Orkut, Twitter, entre outras, têm criado uma nova forma de socialização e interação. Os usuários desses serviços são capazes de adicionar uma grande variedade de itens as suas páginas pessoais, de indicar interesses comuns, e de entrar em contato com outras pessoas.
Em plena era digital e globalizada, observamos que a internet é utilizada praticamente por todo mundo, pois está agregada na atividade cotidiana das pessoas. Quem nunca precisou enviar um e-mail para um amigo ou cliente que reside em outro estado, ou que enviou em anexo com documentos importantes para o fechamento de algum contrato? Ou que a utilizou para o pagamento de contas ou compras via online? Ou seja, este recurso tornou-se extremamente importante para o gerenciamento da vida social de cada pessoa devido à facilidade e a agilidade do tempo que ela conseqüentemente propicia. Se fossemos elencar os recursos que os usuários utilizam em ordem de importância, a internet estaria entre as primeiras colocadas.
Por outro lado, o uso demasiado deste recurso poderá causar um acentuado sofrimento ou prejuízo significativo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo que se torna um adicto a este estímulo. O contato virtual acaba por ser um reforçador contrapondo ao contato social, o isolamento e a esquiva passa a ocorrer para atividades antes consideradas por ele como prazerosas. O tempo decorrido de permanência ao acesso virtual passa a ser prolongado, passando a ocorrer diariamente, em horas discriminadas ou em momentos inespecíficos.
Contudo, a permanência do usuário na internet irá depender do seu uso, do objetivo e do contexto ao qual será utilizado o serviço. Tem usuários que a utilizam como ferramenta de