Impactos da M quina de Turing para a cria o da sociedade atual
Atualmente vivemos na era da informação, chamada assim devido à enorme quantidade de informação bombardeada à sociedade das mais diversas mídias. Isso acontece por causa da grande quantidade de tecnologia, que vem se desenvolvendo cada vez mais, presente em todos os lugares do mundo. Dentre essas, as que mais se destacam é o computador junto da internet, que se tornaram a base tecnológica do século XX e XXI, e possibilitam acesso quase instantâneo à informação ou mesmo à comunicação, sendo indispensáveis na sociedade atual.
Entretanto, para chegar a esse nível de desenvolvimento tecnológico, foram necessários séculos de pesquisa, tendo seu início com a criação e projeto das máquinas mecânicas, principalmente a máquina analítica de Babbage que, embora não tenha sido integralmente construída devido aos limites tecnológicos da época, foi considerado o primeiro modelo de computador projetado para fazer não somente operações aritméticas, mas também alguns tipos de equações. É nesse contexto que surge a máquina de Turing, criada pelo britânico Alan Turing, uma das primeiras máquinas eletrônicas programáveis, ainda que não seja de propósito geral, designada para criptografar mensagens alemãs durante a Segunda Guerra Mundial e que teve um papel essencial na criação da ciência da computação como a conhecemos hoje. Desde então, diversas máquinas foram criadas com base no conceito da Máquina de Turing de transformar dados de entrada em dados de saída através de um programa, o qual pode ser mudado de acordo com a finalidade.
Logo após a vinda dos computadores eletrônicos há também o surgimento da informática, que, de acordo com Lancharro, nasceu da ideia de auxiliar o homem nos trabalhos mais rotineiros e repetitivos, como cálculos e gerenciamento de dados, e atua justamente no tratamento automático e racional da informação. Essa ciência contribuiu imensamente para o desenvolvimento das outras ciências como