Impactos da Urbanização e Poluição da Água
“A água escorre das montanhas, brota debaixo da terra, corre os vales e atravessa cada uma das propriedades, como se, antes de todo o resto fosse só a água que lá estivesse.”
Inicio o texto com está frase, pois ela representa que a água é vida e que é uma das matérias mais importantes para a sobrevivência do homem, dos animais, do nosso planeta.
Além disto, podemos tirar de entendimento desta frase que com o passar dos anos o desenvolvimento do homem, seu crescimento, foi utilizado à água, sem ter conhecimento de que talvez algum dia, no futuro, iriamos ficar sem água e ao mesmo tempo do consumo descontrolado estávamos poluindo, impossibilitando o consumo da água.
Está frase também serve de alerta para nós nos dias hoje, ou melhor, é um assunto que já vem sendo discutido o longo de vários anos. Somos seres em constante crescimento e desenvolvimento, podemos discutir e discernir o que certo e errado e quais as consequências que estes impactos causam com a nossa urbanização.
Após vários estudos realizados descobrimos que os principais impactos que causam poluição da água são causados “pelas nossas mãos”, ou seja, a interferência do homem em vários meios.
O que é a poluição da água? A poluição é qualquer alteração das propriedades que possa trazer prejuízo à saúde, à segurança, a economia e ao bem estar da população.
A água pode ter sua qualidade afetada pelas mais diversas atividades do homem, sejam elas domésticas, comerciais ou industriais. Cada uma dessas atividades gera poluentes característicos e que têm uma determinada implicação na qualidade da água.
As principais formas de poluição da água são através de:
Matéria Orgânica biodegradável, um exemplo é o esgoto doméstico, nosso maior vilão na poluição da água. As águas que compõe o esgoto doméstico compreendem as águas utilizadas para higiene pessoal, lavagem de alimentos e utensílios, além da água usada em vasos sanitários. Essa água é