Impactos da Mineração no Meio Ambiente
Belo Horizonte, outubro 2012.
Curso Técnico de Meio Ambiente
Impactos da Mineração no Meio Ambiente
A mineração é um dos setores básicos da economia do país, e é responsável por aproximadamente 3%do PIB brasileiro. Várias atividades antrópicas vêm criando problemas ambientais, no uso do solo e subsolo, além das atividades de mineração, entre as quais se destacam: a urbanização em grande escala, agricultura, pecuária, construção de barragens para a construção de hidroelétricas, uso não controlado de água subterrânea, dentre outras.
Há vários fatores limitantes que potencialmente retardam, dificultam ou impedem o estabelecimento e o desenvolvimento de plantas em áreas mineradas: a compactação da superfície exposta, a topografia que favorece enxurradas, a baixa capacidade de retenção de água e a baixa concentração de nutrientes no substrato que, juntos, tornam as áreas mineradas desfavoráveis ao desenvolvimento de vegetais.
O número de plantas espontaneamente desenvolvidas em áreas mineradas é insignificante. Dessa forma, para a recuperação de áreas degradadas devem visar, primeiramente, à criação de paisagens estáveis nas jazidas exploradas. Depois, devem tornar substratos minerados aptos ao recebimento de plantas e, finalmente, devem identificar as espécies vegetais que são capazes de iniciarem um processo de sucessão.
No Brasil existem leis que são a favor da mineração desde que as empresas mineradoras cumpram com os seus deveres ambientais, mas isso não acontece devido à falta de fiscalização, e as empresas aproveitam para descumprir as leis que pra eles de certa forma é um prejuízo. E como infelizmente a mineração é um mal necessário e as mineradoras progridem da necessidade que o ser humano tem de consumir.
Agnes Leoterio Alves