impactos causados por vulcões
Claudio A. B. Pavani
15 de Janeiro de 2012
Resumo
O principal objetivo deste trabalho é mostrar a influência de atividades vulcânicas para o meio ambiente e para o homem. Um vulcão em atividade emiti nuvens de cinzas vulcânicas, gases, provoca deslizamento de terras e fluxo de lava. A altitude alcançada pelas nuvens de cinzas vulcânicas são difíceis de serem previstas, sendo que a previsão do movimento dessas nuvens é essencial para determinar se os aviões podem passar em segurança por cima ou por baixo delas. Vulcões em atividade soltam alguns gases que dependendo da quantidade inalada pode ser fatal. Desta forma, organizações tem criando projetos para o monitoramento continuo de vulcões com o intuito de poder prever desastres no ar e na Terra.
Palavras-chave: cinzas vulcânicas, gases expelidos durante a erupção vulcânica, danos provocados por erupções vulcânicas no céu e na terra.
1
Introdução
O povoamento e as rotas aéreas em áreas próximas a vulcões cresceram na última década. Desse forma, mais pessoas e bens passaram a correr riscos de atividades vulcânicas. Quando um vulcão entra em erupção libera grandes quantidades de cinzas, vapor d’água, dióxido de enxofre e dióxido de carbono na atmosfera. Algumas cinzas vulcânicas podem ser compostas de várias proporções de cacos de vidro e rochas denominadas como tephra. Essas cinzas são muito abrasivas e quando úmidas conduzem eletricidade.
As menores partículas de cinzas, < 10 m de diâmetro, são inalável e podem causar irritação e inflamação pulmonar e as menores do que 4 mm de diâmetro têm o maior potencial tóxico devido poderem alcançar as regiões alveolar do pulmão (ver por exemplo, Horwell e Baxter).
No Alaska se encontram 80% de todos os vulcões ativos dos EUA, e 8% dos vulcões ativos de todo o mundo, estima se um número superior a 100 vulcões em atividade no mundo. No norte do pacífico rotas aéreas ligando o Alasca ao