Impactos Causados Pela Popula O Humana
Curso superior de tecnologia em gestão ambiental
MARIA ODINEIA SILVA DE SOUZA
IMPACTOS CAUSADOS PELA POPULAÇÃO HUMANA
Castanhal - Pará
2012
MARIA ODINEIA SILVA DE SOUZA
IMPACTOS CAUSADOS PELA POPULAÇÃO HUMANA
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Análise de caso e desenvolvimento da atividade.]
Professores: Jamile, Willian, Rodrigo e Rosimeire.
Castanhal - Pará
2012
FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO
INTRODUÇÃO:
O setor de saneamento no Brasil tem consequências muito graves para a qualidade de vida da população, principalmente aquela mais pobre, residente na periferia das grandes cidades ou nas pequenas e médias cidades do interior.
O processo de crescimento e expansão das cidades brasileiras tem ocorrido sem um planejamento adequado, o que ocasiona consequências drásticas no meio ambiente urbano dos municípios, dentre elas, uma das piores consequências, a falta de saneamento básico.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entende-se por saneamento básico o controle de todos os fatores do meio físico que exercem ou podem exercer efeitos nocivos à saúde e ao bem-estar físico, mental ou social. Assim, o saneamento básico não se restringe somente ao abastecimento de água e à rede coletora de esgotos, mas inclui também a limpeza pública e a coleta de lixo.
A saúde da população brasileira mais pobre é sacrificada com esses índices alarmantes de falta de cobertura de saneamento básico e as doenças que poderiam ser evitadas com esses investimentos na rede de abastecimento de água e de coleta esgoto é um problema que irá persistir por várias gerações no Brasil, se nossos governantes não tomarem decisões e atitudes urgentes para minimizar ou solucionar este grave problema.
DISCUSSÃO: São muitas as doenças vinculadas à falta de saneamento. Elas interferem na qualidade de